projetos

Você está em Home » Projetos

Educação

A área educacional da instituição mantém atualmente 136 alunos matriculados, atendendo ao município de Cajuru, Serra Azul, Cássia dos Coqueiros e Santa Cruz da Esperança.

Conta com uma equipe formada por profissionais capacitados que realizam suas atividades sempre visando o desenvolvimento máximo das aptidões de seus alunos para que possam estar inclusos na rede regular de ensino:

- 12 pedagogas;

- 02 professores de Educação Física;

- 01 professora de Artes;

- 01 professora de Música;

- 01 instrutora de Informática;

- 01 coordenadora pedagógica;

- 01 diretora escolar.



COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Coordenador Pedagógico – elo entre o corpo docente e a direção da escola.
Orienta o trabalho dos docentes, colocando-os como o centro do processo ensino aprendizagem.
 
Atuações do coordenador pedagógico:
- Atuar de maneira preventiva: sempre procurar a melhoria no processo ensino aprendizagem;
- Atuar de maneira construtiva: procurar de maneira positiva e cooperativa, sempre auxiliar o corpo docente a superar suas dificuldades;


PROGRAMA ESTIMULAÇÃO PRECOCE - CRECHE

Este Programa proporcionará atendimentos individuais e em grupo às crianças que apresentarem atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e/ou portadores de síndromes que levam a este atraso, a partir do nascimento da criança para detectar problemas evolutivos decorrentes de fatores orgânicos ou ambientais (criança de auto- risco). Por meio de atividades educacionais de estimulação global, os atendimentos terão como objetivo prevenir desvios do desenvolvimento dessas crianças e a minimização ou superação de suas dificuldades através de estimulação dos órgãos sensoriais, esquema corporal, orientação temporal e espacial, linguagem oral, alimentação, higiene, etc.

A equipe multidisciplinar prestará orientação e apoio familiar frente a problemas emocionais, como estimular seu (sua) filho(a) e como os exercícios devem ser realizados em casa, a maneira de como melhorar a qualidade de vida pessoal, familiar e social.

Levará em conta as necessidades específicas, no desenvolvimento de cada criança. A equipe de profissionais prestará atendimentos em Fonoaudiologia, Fisioterapia de Solo e Aquática, Psicologia, Terapia Ocupacional, Assistência Social, Odontologia, Enfermagem e Clínica Médica, e prestará também orientações aos professores quanto às atividades de apoio.


PROGRAMA EDUCAÇÃO INFANTIL - PRÉ ESCOLAR

O programa de Educação Pré-Escolar terá como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, social e a prontidão para escolarização.

Serão trabalhados os seguintes eixos propostos no Referencial Curricular da Educação Infantil: Formação Pessoal, Social e Conhecimento de Mundo. Na organização do currículo escolar serão efetuadas adaptações que integrarão as diferentes dimensões da prática educacional. Nas atividades que serão desenvolvidas com os alunos, haverá predominância na utilização das diferentes linguagens: corporal, musical, plástica, oral e escrita. Serão desenvolvidas também atividades relacionadas ao conhecimento do próprio corpo, suas potencialidades, seus limites, valorizando hábitos de cuidados com a própria saúde e bem estar. Quanto a oralidade as atividades se concentrarão em contar histórias, fatos vivenciados, rimas, etc, na linguagem escrita trabalharão através da utilização do método fônico em conjunto, professora e fonoaudióloga.

Também serão oferecidas aulas diversificadas de Artes, Teatro, Musicalização e Informática, Brinquedoteca, ludoterapia, etc. Serão trabalhados conceitos matemáticos, figuras geométricas e situações problemas orais.

A equipe de profissionais prestará atendimentos em Fonoaudiologia, Fisioterapia de Solo e Aquática, Psicologia, Terapia Ocupacional, Assistência Social, Odontologia, Enfermagem e Clínica Médica.


ENSINO FUNDAMENTAL - 1º AO 5º ANO

Objetivará oferecer atendimento integral a educandos com deficiência Intelectual, Múltipla e Transtornos Globais do Desenvolvimento, que será composta por uma clientela que não poderá ser atendida na Rede Regular de Ensino.

Proporcionará aprendizagem de qualidade por meio de projetos pedagógicos que envolverão os conteúdos propostos para Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física e Educação Artística. Paralelamente serão oferecidas atividades complementares através da Informática, Musicalização, Teatro, Dança, Coral, Capoeira, Cinema. Destinará também ao desenvolvimento da capacidade de aprender, formação de atitudes e valores para a vida.

 

PROGRAMA SÓCIO EDUCACIONAL – EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS)

Serão desenvolvidas atividades sócio educativas e culturais objetivando estimular a criatividade, a curiosidade proporcionando uma força motivadora para o crescimento e desenvolvimento de atitudes de independência, autonomia e outras habilidades que proporcionarão melhor qualidade de vida, respeitando as particularidades de cada aluno. Todos os conteúdos propostos serão trabalhados de acordo com o Currículo Funcional tornando os alunos mais independentes, autônomos, produtivos e adaptados ao ambiente.
 

PROGRAMA SÓCIO EDUCACIONAL ALUNOS COM DMU (DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA)

Todo trabalho que será desenvolvido nestas salas, virão de um processo lento e contínuo, mas com resultados consideravelmente positivos, por se tratarem de alunos portadores de deficiência múltipla, com significativas alterações no processo de desenvolvimento da aprendizagem e adaptação social.

Será proporcionado aos pais um espaço para trocas de conhecimentos e informações sobre temas pertinentes a questões afetivas, conscientização de uma própria vivência com os filhos, e atendimentos individuais e/ou grupo sob orientação da equipe técnica Psicólogo, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Dentista, Clínica Médica, Enfermeira e Assistente Social.

© 2012 - APAE Cajuru . SP - Direitos reservados

atual interativa